sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O pós-cirúrgico (retirada de pedra no rim)

No último post eu falei sobre a ureterorrenolitotripsia, a cirurgia que fiz por vias endoscópicas para me livrar das pedras no rim. Aqui, vou falar um pouquinho sobre o que a gente vê antes de apagar e o pós-cirúrgico.

Bom, se estiver com medo, pode ficar tranquilo porque provavelmente você não vai ver nada. Depois de internado, faz a preparação normal para um procedimento cirúrgico (toma banho, coloca aquela roupa horrorosa e espera um enfermeiro vir com aquela maca de rodas te buscar) e vai para o centro cirúrgico. Talvez você já durma nesse caminho mesmo (se te derem um remédio ou injeção para isso), talvez só apague quando tomar a anestesia na sala de cirurgia. Eu passei por todas essas situações e pra mim isso não faz muita diferença. 



Algum tempo depois (realmente não sei quanto tempo dura essa cirurgia. Acho que depende da dificuldade do caso, do número de pedras, entre outros), você acorda numa grande sala chamada pós-operatório. Lá, além de você, certamente haverá outras pessoas que também passaram por alguma cirurgia e estão esperando pra receber alta dali e voltar para o quarto. As camas ficam divididas por cortinas e, se for preciso, a enfermeira poderá fechá-las para dar privacidade. 

Esse tempo que você passa no pós-operatório é uma loucura. É aquela hora que você volta da anestesia e demora um tempo até entender, fala um bocado de bobagens para as enfermeiras e começa a morrer de frio. Fiquei quatro vezes nessa situação: nas três primeiras foi tranquilo; na última, um incômodo danado. Eu senti dor, reclamei a beça, sei que me deram morfina e, depois de algum tempo, percebi que a dor era vontade de fazer xixi! E qual não foi a minha surpresa quando falei isso a uma enfermeira e ela respondeu "tudo bem, vou pegar uma comadre". OI? COMADRE? AQUELA COISA QUE PARECE UM PENICO? EU NÃO POSSO LEVANTAR E IR AO BANHEIRO, PELO AMOR DOS DEUSES? Não, eu não podia. E lá veio a comadre e assim é a vida - você faz coisas que nunca imaginou. Bexiga esvaziada (não sem sofrimento, dor, mais dor, e um pouco de constrangimento - não muito, porque a anestesia ainda dá uma ajuda), a dor passou.

Bom, quando o médico responsável por aquele setor vê que você está bem, ele autoriza sua volta para o quarto. Lá, você ainda fica meio grogue, não pode andar sozinho e precisa chamar a enfermeira na primeira vez que levanta (mesmo estando com acompanhante). Aí acontece tudo normal: tira aquela roupa horrível e coloca uma sua, toma uns remédios na veia, já fica liberado pra comer e deve fazer xixi. Uma vez só eu tive problema com isso: não conseguia fazer de jeito nenhum, só consegui mesmo depois da ameaça de colocar uma sonda =/ Ainda vai sangrar e doer um bom tanto (acho que depende do quanto a cirurgia te machucou. Na primeira vez, quase não senti nada. Na última, doía muito).

Eu sempre fiz essa cirurgia num dia e saí no outro. Já saí até no mesmo dia! Ainda se sente algumas dores na bexiga/uretra e no rim (eu acho, às vezes elas se confundem) e o cateter vai estar lá. Depende do seu médico o tempo que você vai permanecer com o duplo J depois da cirurgia. E aí tem duas opções: ou ele deixa uma cordinha pra fora, pra puxá-la no consultório mesmo, ou deixa tudo lá dentro, e você terá que fazer tudo de novo no hospital para tirá-lo. Mas essa é uma outra história que vai ficar pra outro post. Por enquanto, é isso ;-)

43 comentários:

  1. Boa tarde!coloquei o duplo j a uma semana, retiro daqui 5 dias se deus quiser,a retirada eles penetran algum equipamento para retirada ou enfiam uma pinça?estou ansioso de mais...obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ficou uma cordinha pra fora, o médico só vai puxar. Se não ficou nada, costuma-se usar uma aparelho que chama cistoscópio, mas nunca usei isso, então não sei te dizer direito. Acho que ele entra pela uretra pra puxar o cateter e, por isso, deve ter alguma sedação. Maaas não tenho certeza ;)

      Excluir
  2. cara, vc percebeu se a abertura do penis aumentou um pouco devido a passagem de equipamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, dado que eu não sou homem, não posso te responder isso rs. Mas vamos ver se aparece alguém aqui que saiba te dizer, certo?

      Excluir
    2. kkkkkk... essa foi engraçada! É tanta dor que a gente sente que não era para observar essas coisas, mas não pude deixar de notar essa alteração no canal do pênis... Realmente você está certo, parceiro! abç

      Excluir
    3. Esqueci de agradecer a Mocinha, Historia interrompida, pela publicação... sucesso.. abç

      Excluir
  3. No meu caso nao ficou cordinha pra puxar, tera que fazer o procedimento novamente para a retirada? E no outro dia depois da cirurgia vc ficou tempo com aquela vontade de urinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natalia! Se não ficou cordinha, o cateter é retirado com um aparelho (acho que o procedimento chama cistoscopia). Eu imagino que isso sempre seja feito com sedação, mas não sei te dizer com certeza porque nunca fiz.
      Hmm, já não lembro tão bem, mas acho que sim! Sem pedra e sem dor tudo fica mais fácil hehe. Um abraço!

      Excluir
  4. operei a 3 dias estou com o duplo J e ate onte tudo estava tranquilo (a nao se a sensaçao que estamos com um OB pela primeira vez! estou tomando muito liquido e a urina cor de coca cola começa a clatear parecendo uma cor caramelo. estou utiluzando absorventes finos e percebo uma agua com um sangue clarinho. e hj comecei a ter uma incontinencia esquisita fica pingando o tempo todo... o que pode acontecer e ser normal até. a retirada do duplo J. estou com a cordinha de nylon presa a coxa por um plastico colante. caminho 5 minutos de manha e a tarde. tenho 50 anos entao a parte de circulaçao e importante nas pernas.. coluna etc.

    ResponderExcluir
  5. Fiz a ureteroscopia percutanêa a 3 semanas e retirei o duplo j após a primeira semana. O médido me liberou para todas as atividades, mas sinto algumas dores ainda, principalmente durante atividades físicas. Isso é norma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex! Acho que depende da dor e da intensidade... Agora já faz um tempo, então se ainda estiver doendo é bom falar com seu médico.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Alguém sabe me dizer se a retirada do cateter é feita com anestesia rack?

    ResponderExcluir
  7. Não ficou cordinha pra fora o médico tentou tirar no cru sem sedação e sem anestesia não dei conta aí ele pediu pra o convênio liberar com anestesia e sedação? Queria saber se alguém fez assim é como foi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clayton! Não, sempre fiz sem nada mesmo. Acho que a anestesia depende da escolha do seu médico.

      Excluir
  8. Meu marido fez essa cirurgia sem nenhuma incisão,pela uretra,foi dia 9/11/2017 ,retirou o duplo J dia 14/11/2027 ,mas senti muitas dores nas costas do lado direito na altura do rim e urina a todo momento.É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sentir dor por um tempinho, mas se isso ainda estiver acontecendo, é bom perguntar ao médico, ok?

      Excluir
  9. Bom dia pessoal! Tirei duas pedras de 6mm de cada rim, elas.estava no começo do canal da uretra. Estou com as cordinhas e volto na sexta feira para retirada. Tive muita dificuldade de urinar enquanto estava anestesiado, foi nessario passar a sonda duas vezes e na primeira saiu quase 1L de urina, na segunda saiu menos. Agora estou em casa e toda vez q vou urinar eu literalmente choro de dor nas costas na altura dos rins. Não desejo isso pra ninguém. Alguém que fez essa cirurgia teve estas dores? Por quanto tempo elas duraram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro! Ah, esse momento pós-cirurgia quando a gente ainda está anestesiado é o pior e eu entro em pânico quando ameaçam colocar sonda :o
      Acho que uma dorzinha ("inha" no sentido de doer muito mas passar rápido) é normal nos primeiros dias, mas se ela continuar muito (ou mesmo depois de tirar o cateter), é sempre bom perguntar pro médico.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Olá pessoal fiz um.procedimento sem.cortes,acho que se chama ureterlitotripsia,na cirurgia não.senti nada,mas.depois não.consegui urinar e tive de colocar sonda,fiquei 5 dias co..a.sonda e nesse momento aguardando se vou conseguir urinar,será normal isso que aconteceu de eu não conseguir urinar logo depois da cirurgia?
    To preocupado se vou conseguir urinar...que agonia isso.
    Minha urina esta cor normal e estou tomando antibiótico e anti inflamatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Acho que é normal logo depois da cirurgia, mas não sei se é normal ficar tantos dias de sonda... O que o seu médico disse? Você está há todo esse tempo internado?

      Excluir
  11. Fiz a cirurgia ontem, meu plano não cobre o duplo j, sai sem. Sindo dores, fraqueza, enjoou e muito. Mesmo com as medicações. Não paro de fazer xixi e dói.... . Maia esse enjoou esta me.matando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sua pedra foi retirada? Eu só vi seu comentário agora, então espero que você tenha melhorado. Talvez os enjoos fossem por causa dos remédios, não? Se ainda estiver mal, recomendo procurar um médico assim que possível.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Fiz a cirurgia e estou com o duplo j não ficou a cordinha do lado de fora, o meu médico falou que vai tira com 30 dia, quero saber se posso manter relações sexuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino que sim, já que a ponta do duplo J fica dentro da bexiga. De qualquer forma, nada como perguntar ao médico ;)

      Excluir
  13. Boa noite. Olha eu fiz esse procedimento ontem e tive alta hoje.não chegar em casa, morro de dor ao fazer xixi. Dor na lombar esquerda. E a cor do xixi ė de coca cola. DOI muito. E depois vai amenizando. Isso ė normal? Estou com o duplo J. Mas a pedra tinha 7 mm e não saiu nada ainda... Sai na urina? Vou voltar no retorno 1 semana. Mas estou com muita dor ao fazer xixi... Estou tomando antibiótico, buscopan e mais dois para dores do sistema urinário. A cor do xixi é normal? E essas dores horríveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Se você ainda estava com a pedra, é normal sentir dor. Mas não sei te falar sobre o resto, de qualquer forma você estava tomando antibiótico, então acho que tudo bem nos primeiros dias. Imagino que já tenha ido ou que vai logo voltar ao médico. Espero que dê tudo certo!

      Excluir
  14. Muito bom esse post realmente a vida real. Fiz ontem minha cirurgia pra tirar uma pedra de 1.2cm presa no canal urinário estou com duplo j e ainda com dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem fiz ontem. A minha tb tinha esse tamanho. Quando passou a anestesia achei que meu rim ia sair do meu corpo.. que dor!! Tomei remedio no soro e melhorou. Mas hj a dor veio do nada, de repente. Quase morri aqui. A noite começo antibiotico e antinflamatorio. Suas dores melhoraram?

      Excluir
  15. Pessoal, uma dúvida. Vou precisar fazer uma pequena viagem. Mas como estou com o duplo J a uns 2 dias a vontade de urinar é constante. Alguém usou uma fralda para evitar a vergonha de urinar nas calças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Desculpe, só vi sua mensagem agora. Olha, nunca passei por isso, não tinha tanta vontade assim... Você acha realmente necessário? Deve ser um bocado desconfortável, rs.

      Excluir
  16. Fiz a cirurgia segunda feira dia 20 de agosto e na quarta já tirei o cateter. Li as postagens e fiquei com medo, mas não achei nada demais. E muito rápido num puxão só. Mas comecei a sentir dores na costa onde doía no início qdo fui parar na emergencia por duas vezes. Estou preocupada. Não sinto dores o fazer xixi nem no canal. Eu tirei uma pedra q estava caminhando e inflamou e ainda tenho duas no rim eswuerod, mas bem pequenas. Agora acompanha Las. Mas gostaria de saber se essa for na costa q creio que seja o rim e normal voltar??

    ResponderExcluir
  17. Oi ! Estou com um cálculo de 1.5cm na pelve renal lado direito assintomático , tenho pavor de cirurgia , mas gostaria de saber se para o meu caso qual seria o procedimento mais indicado a cirurgia percutânea ou a feita pela uretra . Fico no aguardo de opiniões ! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que essa é uma opinião que só um médico pode te dar, até porque ele vai levar em conta outras questões da sua saúde ;) Se for o caso, procure mais que um especialista para se sentir mais seguro(a).

      Excluir
  18. Bom dia, gostaria de dizer que hoje tirei meu cateter e foi muito tranquilo ,o medico utilizou xilocaina e puxou a cordinha, foram menos de 20 segundos eu senti só um incomodo mas foi bem leve. Nada disso supera a crise de colica que tive.

    ResponderExcluir
  19. Fiz no dia 22 a cirurgia com cateter duplo J. Tudo tranqüilo até o momento da anestesia. No outro dia d9res horríveis ... Estou com sonda e eh difícil até defecar. Como tenho intestino preso piora ainda. É um sofrimento sem fim. Não vejo a hora de pelo menos tirar a sonda.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, fiz a minha cirurgia no dia 21/11, é uma experiência muito ruim, muita dor, Sangra ao fazer xixi e as vezes saem pequenos coafulos de sangue , a medicação não alivia ainda faltam 4 dias pra tirar o duplo J, não consigo andar muito e a incontinecia urinaria é constante , as vezes nem consigo chegar ao banheiro, mas a crise que tive foi muito pior, espero não precisar pasaar por esse procedimento novamente .

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Fiz uma retirada de pedra na terca feira e estou com o cateter duplo j. Nos primeiros dias foi horrivel. Nao dormia pq da vontade de ir no banheiro roda hora. Hj faz 6 dias q fiz o procedimento, nao vou mais com tanta frequencia urinar e gracas a Deus ela ja eata sem sangue. Mas o que acontece e que hj comecou a coçar muito. Entrei em contato com o medico ele disse que e normal devido ao uso do antibiotico. E que apos o medicamento volta ao normal. Alguem mais passou por isso?

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se a vontade constante de urinar depois de retirado o cateter duplo J é normal???

    ResponderExcluir
  23. Depois que tirei o cateter duplo fiquei pior estou voltando diariamente no hospital o médico insistir em me dizer que devo tentar expelir o restante mais já são uma semana de sofrimento!

    ResponderExcluir
  24. Amigos... cada caso é um caso e eu vou reportar o meu. Acho que o meu "bateu" todos os records (não que isso interesse!)
    Descobriram uma "pedreira" no meu rim esquerdo num TAC que fiz para despistar outro problema (que nada tinha a ver com aparelho urinário). Uma pedrinha de 2,5cm com 1400 UH no meu rim esquerdo. O médico avisou que seria difícil retirar tudo de uma vez, pelo que me fui mentalizando para um segundo round. Da 1ª vez, (21/10/2019) partiram cerca de 70% do "meteoro" e, tentando juntar o útil ao agradável, ele propôs o segundo round para o dia em que fui tirar o 1º JJ (poupando assim mais uma ida à Clínica). No recobro, ele se queixou que era complicado operar gente grande. (2.00m / 110Kgs) uma vez que tanto as sondas laser e os duplo J têm tamanho uniformizado para "gente normal" (azar o meu...). Mesmo assim, tudo correu conforme o previsto e estando bem "KO" não "senti" nada. Marcada a 2ª operação (11/12/2019) para esmigalhar o resto do meteorito, aqui já foi foda. O quadro eléctrico da clínica foi abaixo após uma hora de intervenção e eu estive mais perto de ir para os anjinhos do que ver a pedra ser mijada... É... com duas horas dava para esmigalhar a pedra. Agora tenho "pedrinhas soltas por aqui". Amanhã vou retirar o DuploJ e, atendendo ao estado com que tenho estado nestes ultimos dois meses, só espero que metade das dores desapareçam. Ainda não tinha recuperado da 1ª operação e já estava a levar com a 2ª... Desde o passado dia 11, tenho andado a recuperar das duas (mesmo que a segunda tenha durado 1h, não deixou de massacrar, né?).
    Bebo tanta água que neste momento, o próprio duche já me faz confusão. Pareço uma grávida sempre a correr para o WC para mais uma mijinha... O meu aparelho está irreconhecível. Entrou em "modo tartaruga" há dois meses e desconfio que vai passar o inverno português em hibernação.

    Para quem vai ser operado pela primeira vez:
    - Apesar de ser uma intervenção cirúrgica delicada, no meu caso, em ambas as vezes, tive alta no dia seguinte. É provavel que a 1ª urina livre da "algalia" possa ser dolorosa, (como se estivessemos a ter uma cólica renal), mas passa logo.
    - A primeira semana, é sangrenta e lamacenta, mas com tendência a diminuir. Bebam muita água. Ao fim de uma semana, a urina adquire a cor normal.
    - No meu caso, tive de tomar anti-espásmicos e anti-inflamatórios. Ainda hoje, tenho todos os sintomas de uma infecção urinária, mas isto deve-se à presença de um corpo estranho no meu organismo (duplo J). (Amanhã vou ver se efectivamente é por causa disso...)
    - O que custa mais? Sinceramente, (no meu caso), é ficarmos com o sono "desregulado". Há dois meses que não durmo uma noite completa sem sair disparado para o banheiro várias vezes. Após esta segunda intervenção, contei 23 idas ao WC durante 24 horas (comigo é tudo à grande) ;)

    Espero sinceramente que me passem estas "aflições". Como desejo que todos vós se restabeleçam o mais breve possível, pois sei bem o que todos estão a passar.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. Fui operado dia 04 fevereiro 2020. Vim para casa dia 5 e ainda estou em casa a tomar antibiótico mais um dilatador da uretra e anestesico Tramal. A minha pedra media 13mm × 7mm. Intervencao foi a laser. Desconheço se Partiram a pedra e retiraram os estilhaços e se é para elas agora sairem pela urina. 24 horas apos estar em casa a urina ja tinha pouco sangue e ja nao tinha dor a urinar. O que estou a estranhar é apenas ter dor no RIM mesmo sempre que urino. Assim que acabo de urinar tenho dores no rim. Acho estranho. O sintoma é o mesmo que tinha antes de ser operado. Mas passa rapido. Faco xixi a dor no rim aparece, bebo água e passado uns minutos estou bem. Mas esses minutos vai la vai... as tais dores que todos falam e que so quem passa por isto sabe o que é. Nao tenho conhecimento de ter ficado qualquer tubo no organismo ou assim.
    Hoje dia 8 ou seja 4 dias apos operacao tenho feito xixi a conta gotas. Bebo litros de água mas vou urinar pouco e fica aquela sensação de querer urinar mais.. ando nisto desde manha.. tou com receio de ter desenvolvido infeção urinária. Mas para isso o antibiótico que tomo desde o dia 4 devia ter evitado.
    Emfim espero estar em forma de ir trabalhar na segunda feira e voltar a ter uma noite de sono completa.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  26. Fiz a cirurgia dia 27/02/2020 as 11h11 estava entrando na sala de cirurgia e as 16h acordei pedindo para remover o cobertor de tanto calor. E uma vontade de fazer número 2. Não sabia que eu estava de frauda, com catéter, sonda. Enfim fiquei dois dias internado e sai dia 29/02/2020. Quando o médico chegou para ver como eu estava me viu bem, a antes no dia 28/02/2020 ele tirou a sonda e fiquei com o catéter urinando direto sem controle. No dia da alta ele retirou o catéter que alívio. Os 4 furinhos que eu estou na lombar ele falou que entre 3 a 5 dias vai continuar a sair um líquido e depois fechar naturalmente. Estou bem só com esse incômodo do líquido saindo.

    ResponderExcluir