domingo, 6 de dezembro de 2015

Afinal, onde dói a cólica renal?


Quando você ouve falar em cólica renal, logo pensa em alguém com a mão de um lado das costas gemendo e chorando, certo? Bem, não é sempre assim. Tirando a parte do "gemendo e chorando", claro. Essa é sempre assim mesmo. Cólica renal dói como nada na sua vida (experiência de quem nunca passou por um parto normal, vale dizer). E ela não dói lá no rim, não. Ou pelo menos não só lá. O que acontece é que a dor aparece em qualquer lugar da barriga (do lado em que está a pedra). Pode ser mais pra cima perto do rim, no meio do caminho e até lá embaixo, perto da bexiga. Dói em qualquer lugar, por isso, às vezes é difícil saber a causa da dor. Em todas vezes que fui ao pronto-socorro, vejam só, me diagnosticaram com gases só porque eu não estava chorando ou rolando no chão de dor.


Essa é a região da dor
quando sua pedra sai
do rim esquerdo

E por que a pedra dói em todo o caminho, mas não no rim? O que acontece é que, em geral, enquanto a pedra está lá paradinha dentro do rim, não se sente nada (eu tenho várias nos dois rins que estão bem de boa há anos). O caos começa quando alguma delas resolve se aventurar ureter abaixo. E aí, como ela fica nesse meio do caminho, a urina que deveria descer do rim pra bexiga começa a ficar entalada e, como resposta, o ureter começa a se contrair. São essas contrações que te fazem perder o sentido da vida. Se a sua pedra não ficar entalada, ela vai descendo e, normalmente, machucando tudo pelo caminho. A dor e o sangramento também podem vir daí.   


Esses "caninhos" que ligam os rins
à bexiga são os ureteres

Em algumas dessas vezes de cólica renal, acordei de madrugada morrendo de dor e, ao invés de correr pra caixa de buscopan ou de pedir pra alguém me levar logo pro hospital, achei que "dor-forte-lado-esquerdo- barriga-google-pesquisar" era uma boa saída. Bom, nunca é. Mas se você chegou até aqui assim do mesmo jeito que eu cheguei a vários Yahoo Respostas (quem nunca?), vamos lá: vá já para o pronto-socorro!

A cólica renal é uma dor muito, muito forte e a principal diferença em relação a outras dores é que ela não passa de jeito nenhum com remédios que a gente tem em casa. Não adianta tomar buscopan em cima de buscopan, não vai adiantar. Talvez também te digam que você está com gases, mas com certeza vão pedir exames e, se você estiver com uma pedra no ureter ou na bexiga, logo vai saber. Mas essa parte de exames e procedimentos vai ficar para outro post, ok?

24 comentários:

  1. Eh assim mesmo que está minha vida. Sofrendooooo horrores. a dor não passa de jeito nenhum. Não aguento mais. 😢😟

    ResponderExcluir
  2. hahaha olá amigo! Parece minha história. igualzinha. vou tirar o cateter duplo j terça feira. Só quem passou pela dor sabe como é. Nem morfina aliviava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius! Eu sou uma amigA hehe. Que bom que vai tirar o cateter logo! Boa sorte ;)

      Excluir
  3. Ja passei por isso e a experiencia foi terrivel. Nada faz a dor passar! O q aliviava era nimesulida. Ja faz ubs 5 anos q passei por 2 cirurgias, e aquu estou eu, sentindo dor novamente ☹😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato, né? Parece que tem mesmo esse intervalo de anos entre uma crise e outra... Aconteceu exatamente o mesmo comigo, seis anos depois tive que passar pelas cirurgias de novo. Espero que as coisas melhorem por aí!
      Um abraço!

      Excluir
    2. Eu estou sofrendo dor no canal urinário depois da crise estou com um rins dilatado

      Excluir
  4. Sempre tive pedras a minha primeira vez q tive a enfermeira olhou pra mim e disse q eu estava exagerando pq eu gritava de dor parecia q ia morre...bom pra ela falar assim é pq nunca teve ne galera. So quem tem e quem passou pra saber pior dor do mundo. Melhoras pra nos todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Larissa. E uma enfermeira deveria ser a primeira a entender, né?

      Excluir
    2. Verdade, eu até fazia vômito

      Excluir
    3. E exatamente oq eles falam que estamos exagerando 😭

      Excluir
  5. Minha primeira experiência e como foi horrível. Agora Graças a Deus estou me recuperando. Fiz a quebra da pedra, esqueci o nome do procedimento.

    ResponderExcluir
  6. Tenho sentido dores no lado esquerdo. .mais n sei se eh dos rins...pq n eh tão forte assim como vcs falam... ate qndo me movimento doe...como se tivesse algo furando dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene! Se for cólica renal, em algum momento ela vai ficar insuportável a ponto de você querer ir para o hospital... Mas só os exames vão poder dizer mesmo de onde vem a sua dor ;)

      Excluir
  7. Eu estou com.essa dor do lado esquerdo mas ainda está suportável e mi dói muito as pernas dependendo o movimento dói nada

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho uma dor na barriga ,bem no osso da costela e foi pras costas. Será o rim?

    ResponderExcluir
  9. tbm estou sentindo uma dor do lad9 esquerdo so que ta leve ja tive problemas de rins sera que e pedra nos rins

    ResponderExcluir
  10. Eu sinto dores Quase 24 horas por dia,Quando estou deitada não,mais se eu andar, correr,varrer uma casa eu Quase não me aguento de dor,já fiz vários exames,alguns deram que eu tenho pedras e areias ,outros não mostram NADA,sinto umas fisgadas forte de vez em quando lá no meu rim mesmo,o problema é que a maioria das vezes os exames não mostram nada e os médicos falam que meu rim ta ótimo, mais e essas dores Diárias? Eu não desejo nem para o meu inimigo, alguém ai que já passou ou passa por isso,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você já fez exames específicos da coluna? Pq em geral as cólicas renais doem loucamente e em qualquer posição. Se ao se deitar as dores diminuem ou somem, talvez seja um problema muscular, não? Eu tive várias pedrinhas por anos nos rins e nunca senti nada, soube que elas só causam dor de verdade quando saem do rim e descem pelo ureter, então realmente talvez seu problema seja outro. Mas continue investigando, ngm merece viver com dor. Um abraço!

      Excluir
  11. Eu tb sinto muita dor vindo da costa e vai ate na virilha muita dor ja fiz varias ultrason e deu pedra no rin.poucos dias consultei um urologista.ele disse q nao doi qdo a pedra ta no rin.so doi qdo ela desloca e cai no canal da urina.se a minha ta parada no rin entao q dor e essa? Pq as geses fico de cama .e as vezes qdo to deitada nao doi mais se fizer esforco tb doi muito

    ResponderExcluir
  12. 2 medicos ja me falaram isso tb q a minha dor nao e por causa da pedra .pois ela ta localizada no rin direito a altura da pelvica.eu sinto dores horrivel vezes no lado esquerdo e outras vezes dos 2 lados q da reflexo na perna.proxima semana vou consultar com ortopedista pra ver se e coluna.obrigada pela dica .um abraço

    ResponderExcluir
  13. Hoje tive minha primeira crise!! Kkkkk fui levado pro pronto socorro contorcendo-me, vomitando e gritando!! Quando fui atendido a dor tinha passado 100% como se nada tivesse acontecido!! Que venham as próximas!!!

    ResponderExcluir
  14. Uma receita eficaz, sentindo os primeiros sintomas das dores já podem fazer. Bata no liquidificador metade de um abacaxi PÉROLA com uma lata de cerveja SEM GELO, tome em seguida, sem coar. No dia seguinte mesma coisa com a outra metade do abacaxi. A cerveja serve como diurético e o ácido do abacaxi irá "desfaze-las". Algumas pessoas que tomaram dizem ter visto "terra" no fundo do vaso sanitário, como o meu é preto não consegui ver. Fiz duas vezes (em 2017 e começo de 2018) e deu certo, para mim e outras pessoas, efeito instantâneo... crise nunca mais e se caso voltar só recorrer a receitinha. Espero que resolva o problema de todos que sofrem com isso também!

    ResponderExcluir
  15. É rins sim gente, eu tenho muitas pedras nos rins esquerdo, e quando fico parado não dói, quando me movimento demais começa a doer, e se eu aperto na região do abdômen do lado esquerdo onde localiza os rins dói, quando msm com dor insisto em andar minha urina sai mais escura e começo a ter vontade d vomitar...os médicos dizem pra mim aí a pedra tá parada no rim ela n dói, bom a minha dói...
    Já retirei uma vez é essa dor sumiu, e voltei a ter pedra e essa dor voltou!
    Se cuidem gente,hj to sofrendo dms com isso
    Bebam água,e viva uma vida saudável

    ResponderExcluir
  16. Olá então eu tenho dor no pé do lado direito da barriga insuportaver será oque pode ser não é todos os dias que doi mas normalmente é só na parte da noite será oque pode ser???

    ResponderExcluir