terça-feira, 8 de dezembro de 2015

No pronto-socorro com cólica renal

No último post eu falei sobre como identificar a dor da cólica renal e sobre a importância de ir logo para o hospital. Agora, vou contar um pouco das experiências que eu tive no pronto-socorro. Como elas foram muito parecidas, vou reunir tudo num relato só.

Pelo o que me lembro, as minhas piores crises aconteceram de madrugada, então sempre peguei o pronto-socorro vazio e fui atendida relativamente rápido (mas é bom ressaltar que eu conto com um plano de saúde e sei que a imensa maioria das pessoas precisa enfrentar os problemas do SUS). Em geral, o procedimento é o mesmo: um médico te examina, mede a pressão, a temperatura... Enfim, faz aquelas coisas todas. Como minha dor é sempre na barriga, eles sempre acabam fazendo aquele aperta-aperta nos órgãos e chegam à brilhante conclusão de que eu estou com gases. E não importa que eu diga que estou com uma dor 10/10. Percebi que se você não rola no chão, ninguém acredita que é cólica renal.




Mesmo assim, certamente o médico vai te encaminhar pra uma salinha cheia de poltronas onde você vai tomar remédios na veia. E pra ninguém achar que estou exagerando sobre os gases: numa dessas vezes, me deram luftal. Buscopan, profenid e tramal na veia são os remédios que costumam ajudar na dor. Às vezes passa logo com aquela primeira bolsinha de soro, às vezes o médico vai mudando o remédio (por exemplo, se o buscopan não faz cócegas, ele manda um tramal). 

Nesse meio-tempo, você faz um exame de sangue, de urina e um exame de imagem (provavelmente um ultrassom). De novo: nas minhas experiências, o ultrassom não mostrava nada. E aí chega aquela hora em que a dor passou por causa dos remédios, não acharam nada no ultrassom e você se sente um idiota porque começa a ter certeza de que está com gases. Mas é aí que entram os exames de sangue e urina: se você tiver com uma pedra se aventurando no seu corpinho, os resultados vão mostrar. 

E aí, se for o caso, é hora da tomografia. Esse exame mostra tudo - sua pedra vai estar lá, reluzindo na imagem. Já fiz com contraste (e foi horrível!) e, nas últimas vezes, sempre sem. Quando sair o resultado, pronto! Você está diagnosticado. Vão te encaminhar para um urologista e é isso. O que acontece depois fica para o próximo post :)

Ah, se você leu isso tudo e achou "até que ok" o processo, é bom avisar: num hospital normal, isso demora MUITO. Na última vez, entrei no hospital lá pelas 1h30 da manhã e saí lá pelo meio-dia. Não consigo nem imaginar como isso funciona no SUS ou em algum hospital lotado. Isso posto, meu conselho é: se você tem plano de saúde, vá para um hospital em que confia! Não escolha o mais perto só porque você está com dor. Vale a pena aguentar uns minutos ou até uma hora a mais de dor, porque isso vai fazer toda a diferença. 

Por último, não custa lembrar: cada caso é um caso. Isso tudo é um relato do que aconteceu comigo e não, necessariamente, um modelo. 

5 comentários:

  1. Olá, estou passando por isso agora, tive uma crise horrível, e como moro em Curitiba fui atendida pelo hospital Cajuru, que já tinha recusado atendimento 2 dias antes pq eu não estava 'rolando' no chão (nesse dia fui para a UPA e tomei buscopan na veia, apenas)
    No hospital Cajuru, cheguei fazendo o maior drama do mundo, fui atendida por um medico ótimo, cheguei e em 10 min ja estava na maca tomando tramal e cetaprofeno, o medico ja solicitou exame se sangue, urina e ecografia (ultrassom). em menos de 1h ja tinha feito os 3 exames, no ultrassom deu que o meu rim estava um pouco dilatado, então o medico solicitou uma tomografia, que para a minha surpresa foi realizada quase que no momento da solicitação.
    Na tomografia foi constatado um cálculo de 5,8mm na porção 1/3 superior do ureter esquerdo.
    Sai com a receita de um dilatador de ureter, chamado tansulosina, tramal e toragesic para dor.
    O meu atendimento durou 3h ao todo, tudo isso pelo SUS.
    Esse tansulosina me assustou, pq sou mulher, de 20 anos, e quando vi a bula dizia que era contra indicado para mulheres, dai pesquisei e vi muitos relatos de mulheres que usaram.
    Estou tomando a 4 dias, tive alguns episódios de dor leve, já tomei o toragesic sublingual e passou. A pedra ainda não saiu, quado completar 21 dias voltarei aqui para dizer o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa! Que bom que você conseguiu ser atendida!!
      Eu tomei o tansulosina e sou mulher também, acredito que não tenha problema algum. E o toragesic é maravilhoso rs, é o único remédio que faz a cólica renal passar realmente rápido.
      Um cálculo de 5,8 não é tããão grande, então vamos torcer pra sair!! E volta aqui, sim, quero saber o que aconteceu.
      Beijos e boa sorte =)

      Excluir
  2. Sofro deste mal a anos , lendo a experiência de vcs me tranquilizem um pouco , meu plano não cobre a retirado enato irei sofrer muito ainda.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sofri muito com cálculos renais, conheço a maioria dos hospitais de minha região, e de outras também, porém, a alguns anos atrás, eu descobri, na verdade foi Deus que me iluminou, o CLORETO DE MAGNÉSIO P.A, e desde quando comecei a tomar 2 comprimidos dele por dia, nunca mais eu tive crises de cólica renal. E além de ser excelente para esse fim, o CLORETO DE MAGNÉSIO P.A também é bom para diversas outras enfermidades. Então fica a dica.

    Sempre consulte um médico!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma pedra de 1,2cm, gigante.
    Ela tem se mexido. Estou com medo.

    ResponderExcluir