No último post eu falei sobre as minhas experiências no pronto-socorro. Aqui, vou falar um pouco sobre o que aconteceu comigo depois do diagnóstico.
Bom, uma vez confirmado que você está com um cálculo renal, é provável que chamem um urologista para conversar com você. Se não houver nenhum especialista enquanto você está no PS, é possível que você receba alta e tenha que voltar no dia seguinte. O urologista vai ver todos os exames que você fez e, a partir daí, definir o que será feito. Se os resultados não indicarem infecção ou qualquer problema mais grave (como um rim muito inchado, por exemplo), pode ser que o procedimento seja simplesmente esperar.
O médico vai te receitar remédios fortes pra controlar a dor em casa, talvez um que ajude a dilatar as vias urinárias e é isso. Normalmente, eles pedem pra esperar de 10 dias a duas semanas (isso nos meus casos). Se a pedra não sair nesse meio-tempo, ou se as crises ficarem insuportáveis, você tiver febre ou qualquer coisa diferente, é importante entrar em contato com o médico para que ele avalie o caso e sugira alguma cirurgia.
Isso aconteceu comigo porque minhas pedras sempre foram "pequenas" (a maior tinha 5 mm). Eu realmente não sei se a indicação da espera vale para pedras com mais de 1cm, mas acredito que não. Pra mim, essa espera sempre foi tranquila, já que os remédios davam conta da dor e eu não tive grandes problemas (exceto pelo fato de que nunca cheguei a expelir pedra alguma).
Com certeza você vai ouvir que mais 90% das pedras com 5 mm ou menos saem sozinhas. Deve ser verdade, mas azarada que sou, estou nos 10% que precisam de cirurgia. Isso porque eu tenho uma estenose no ureter - ele fica tããão estreito em determinado ponto, que pedra nenhuma passa por ali. Infelizmente, acho que é impossível saber se você tem ou não uma estenose através de exames e meu médico só descobriu isso na cirurgia mesmo.
O problema dessa espera é que, se a pedra não sai, você passa dias se entupindo de remédio à toa. Mas esse período é importante porque, se ela sair sozinha, você vai ser poupado de muito sofrimento e deve valer a pena. Não faço ideia de como é a dor da pedra sendo expelida, mas com certeza é um fim mais rápido e prático do que toda a saga das cirurgias e do duplo J. Mas posso dizer que, conforme a pedra vai descendo, ela machuca um bocado e faz sua urina sair com muito sangue.
Ah, sabe aquela história de beber muita água? Pergunta pro seu médico se é pra beber mesmo! Como a pedra fica ali obstruindo o caminho, beber muita água pode deixar seu rim mega inchado e essa dor é insuportável. Eu não sabia disso na primeira vez e vi estrelas de tanta dor, mas vou contar melhor essa história em outro post porque este aqui já está de bom tamanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário