terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O chá de quebra pedras funciona mesmo?

Não sei. Mas como assim você escreve um post que não responde à pergunta do título? Pois é, eu não sei. A verdade é que em muitos anos de cálculo renal eu ouvi todo tipo de coisa. Conselho de gente que tem truques infalíveis, vídeos no Youtube sugerindo que você coma a parte branca da melancia, tome água com vinagre de maçã, tome litros de chá de espinho de carneiro, chá de quebra pedra, plante bananeira... 




E depois de todo esse tempo, a única conclusão a qual eu cheguei é: esse monte de coisa não faz as pedras "sumirem" ou desmancharem. Elas só fazem o seu rim funcionar mais, você urina com uma frequência maior e isso ajuda a eliminar os cálculos. Mas posso estar falando um bocado de besteiras aqui. De qualquer forma, nada disso funcionou pra mim, porque como eu já disse em outros posts, sofro de uma estenose no ureter e nada passa por ali, não importa o quanto chá eu tome. Ou seja, pra mim não é uma vantagem que as pedras saiam de um dos meus rins, porque elas vão ficar paradas e me custar mais uma cirurgia pra coleção.


Mas é claro que eu só descobri isso depois de tomar litros, litros e litros de água e chá no meio de uma crise e morrer de dor - como estava tudo "entupido", meu rim inchou loucamente e aí a dor foi horrível. Dói tudo - as costelas, o outro rim, a barriga. TUDO. Por isso, é importante não ir de cabeça nessas sugestões disponíveis no Google ou na crendice popular, ainda mais se você estiver no meio de uma crise. Não é porque funcionou com o seu vizinho que vai funcionar com você. 


De qualquer forma, beber muita água sempre faz bem (menos quando você está com uma pedra entalada em algum lugar!), principalmente para evitar a formação de novos cálculos. E se você já tem experiência em eliminar pedras, acho que ir fundo nos chás não vai fazer mal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário