segunda-feira, 25 de julho de 2016

Urografia Excretora: como é o exame?

Estava aqui pensando sobre o que escrever no blog e me lembrei desse exame do inferno que eu fiz há uns 7 anos e que espero nunca mais fazer na vida. Mas se você chegou até aqui porque vai precisar passar por ele, sem pânico (vamos ignorar minha introdução alarmista): o exame, em si, é tranquilíssimo. O problema mesmo é a preparação, então vamos por partes...
 
Preparação
Eis o grande problema da urografia excretora: para se preparar, além daquele jejum de 8 horas que todo mundo já conhece, é preciso fazer uma "limpeza" intestinal na noite anterior. Isso significa que você vai precisar tomar laxantes e antigases. Fácil, né? Não! Se lembro bem, o hospital onde eu fiz o exame indicava um cardápio para o jantar e eu segui direitinho, mas se eu posso te dar uma dica que vai evitar muito sofrimento é: coma pouquíssimo! A dor de barriga que vem com esse kit limpa-intestino é daquelas que a gente não esquece jamais. Ah, nem pensa em tentar dormir durante a noite, vai ser inútil...
 
O exame
Como eu falei lá no comecinho do post, o exame é bem tranquilo. Basicamente, você deita lá de barriga pra cima enquanto são tiradas várias radiografias. Aí vira um pouco de lado, um pouco de outro... Não tenho certeza se todo o exame é feito com contraste ou só parte dele, mas esse é outro detalhe desagradável: em algum momento, vai ter que ser tomado o contraste intravenoso. Eu passo um pouco mal com alguns contrastes (sei que acontece com o da tomografia e um pouco com esse da urografia), mas nunca sei qual é qual e acho melhor não dar um Google e arriscar falar (mais) besteira. De qualquer forma, estou falando sobre isso pra lembrar que, se você tiver alguma alergia, essa é a hora de avisar o médico ou os técnicos.
 
Depois, no meu caso, tive que esvaziar a bexiga para tirar as radiografias novamente e fim. Lembro que naquela época, graças às maravilhosas e falecidas comunidades do Orkut, eu lia relatos e mais relatos do pessoal que tinha feito esse exame e eu estava em pânico porque, além do preparo, falavam muito sobre uma espécie de cinta (?) pra apertar a bexiga ou algo assim. Um viva às informações precisas \o/ Enfim, não teve nada disso no meu exame e realmente acho que não tem.
 
Por que fazer a urografia?
Basicamente, esse exame é indicado pra quem tem algum problema ali nas vias urinárias, não sei ao certo se ele é feito com frequência só por causa de cálculo renal. No meu caso, foi exatamente por isso, mas depois acabei descobrindo pelo urologista com quem me consultei - e que é meu médico até hoje - que a urografia foi bem desnecessária para o meu caso.
De qualquer forma, descobri uma anomalia: tenho dois ureteres do lado direito (além do outro do lado esquerdo, claro) e a duplicação é completa! :o
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário